Eleitos por aclamação no mês de março, conselheiros assumem mandato de três anos
Os novos membros do Conselho Fiscal do Sicoob Engecred tomaram posse nessa quarta-feira (29), em solenidade realizada na Unidade Administrativa (UAD), em Goiânia (GO). A aclamação da chapa, cujo mandato será de 2024 a 2027, ocorreu na Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 20 de março deste ano. Porém, o Banco Central homologou a nova composição este mês.
Como conselheiros fiscais efetivos, assumiram Fernando de Freitas Mesquita, José Tarcísio Caixeta e Valéria Sahium de Sá Ferreira. Gabriel Cavalcante Moura foi empossado como conselheiro fiscal suplente.
Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Engecred, André Luiz Rocha, ressaltou a importância da atuação do Conselho Fiscal. “Mesmo sendo considerado um órgão facultativo pelo Banco Central, acreditamos ser um importante instrumento para a nossa governança e fiscalização. Por isso, nós o valorizamos e assim seguiremos”, destacou.
Inclusive, durante a cerimônia de posse, os então conselheiros Luciana Castro, Marco Antônio Cunha, Murilo Costa e Humberto Pereira foram homenageados pela atuação no período de 2021 a 2024, com destaque para a colaboração entre as esferas da cooperativa.
“Essa harmonia entre as instâncias, sendo elas o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva, reflete em nossos números e em toda a performance da instituição”, pontuou o diretor-presidente, Fabrício Modesto Cesar.
Além de André e Fabrício, o evento contou com a participação do vice-presidente do Conselho de Administração, José Leandro Resende; dos conselheiros de administração Argemiro Mendonça, Bruna Helena Vieira, Everton Delazeri e Paulo de Oliveira Abrão; de membros da Câmara Consultiva e da Diretoria Executiva. O presidente do Conselho de Administração da Thutor, Márcio Fernandes, e o co-CEO, André Lopes, também estiveram presentes.
Sobre o Sicoob Engecred
Fundado em abril de 2000, o Sicoob Engecred figura entre as maiores cooperativas do Sistema Sicoob, com mais de R$ 3,4 bilhões em ativos totais e 21,2 mil cooperados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio da associação digital. Classificada como A+(bra) pela Fitch Ratings, a instituição tem seus números auditados pela Deloitte. Em 2024, foi classificada como cooperativa plena pelo Banco Central – a primeira singular do Sistema Sicoob, em Goiás, a conquistar essa categoria. Atualmente, possui agências físicas em Goiás e Minas Gerais, além do escritório de negócios em Betim (MG). E já se prepara para inaugurar escritórios também em Campinas (SP), São Paulo (SP), Juiz de Fora (MG), Campo Grande (MS) e Brasília (DF).