Evento apresentou a jornada tecnológica da cooperativa nos últimos anos
O Sicoob Engecred, representado pela supervisora de Tecnologia da Informação, Lucimar Cirqueira, participou, no dia 22 de agosto, da live ‘Transformação Digital no setor de serviços financeiros’, realizada pela empresa SoftExpert, por meio do Youtube. Também participaram do bate-papo o gerente de automação e processos do Banco Semear, Márcio Gonçalves, o gerente de inovação e transformação do Sicredi Norte SC, Alain Cassiano, e a intermediadora Bárbara Lepper, representante da SoftExpert.
Entre os temas debatidos estavam os desafios do mercado financeiro com seu grande volume de regulamentações, gerenciamento constante de riscos, facilitação do acesso aos serviços e a busca constante por uma entrega de experiências personalizadas para cada usuário. Todos os tópicos requerem estratégias modernas e novas ferramentas que substituam os antigos processos manuais por meio da transformação digital.
Lucimar explicou como foi a jornada do Sicoob Engecred, que sempre investiu em tecnologia, mas precisou ampliar ainda mais em 2020, devido à pandemia de covid-19, que trouxe uma urgência nesses processos, e reforçou que essa transformação digital impactou diretamente na experiência positiva dos cooperados. “A combinação das tecnologias inovadoras com a customização do nosso serviço é um diferencial para o nosso trabalho. Um exemplo são os nossos canais de atendimento, que são integrados com processos automatizados, assim, a maioria dos serviços passaram a ser feitos de forma digital, com redução de etapas e sem a necessidade do atendimento presencial”, afirmou.
Chatbot Jade
A supervisora de TI também explicou como foi a implementação da Jade, assistente virtual do Sicoob Engecred, realizada em 2021, por meio de um processo construído em conjunto com várias áreas da cooperativa. No início, o chatbot tinha em torno de 20 habilidades, hoje tem mais de 100, e está em constante evolução. “Somente no ano passado, 85% dos atendimentos foram resolvidos pela Jade, não havendo necessidade de transferência ou interação humana, mostrando a excelência da ferramenta”.
Esse dado foi visto com reconhecimento pelos companheiros de evento. “Compartilhar conosco essa experiência do chatbot foi bem interessante, pois a Febrabram, em 2021, afirmou que as instituições financeiras prestaram mais de 650 milhões de atendimentos via chatbot, então é muito interessante que possamos conhecer esse projeto de vocês. Saiba que vocês já alcançaram bons resultados nessa implantação” afirmou Bárbara Lepper.