Ainda no cenário de pandemia, o mercado digital continua crescendo e adquirindo novos adeptos, sejam empreendedores ou consumidores. De acordo com a consultoria Neotrust, nos três primeiros meses deste ano o varejo digital cresceu 72,2% em relação ao mesmo período do ano passado e faturou R$ 35,2 bilhões.
Para o professor de mídias digitais do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (Ipog), Carlos Costa, o mercado digital já era uma realidade bem antes desse momento pandêmico, mas o isolamento social acelerou a implementação de operações pela internet nas rotinas comerciais.
“O que a gente percebe é que os negócios evoluíram, do ponto de vista de inserções online, e novas oportunidades surgiram. Então, ao mesmo tempo que grupos mais tradicionais entraram com essa ‘pegada digital’, os aplicativos e e-commerce tiveram uma ascensão, visto que o comportamento do consumidor também ficou mais apto para esse modelo dar certo”, explica o professor.
A estratégia de multicanais, conhecida como omnichannel, tem sido muito utilizada por empresas atualmente, com o objetivo de integrar e melhorar a experiência de compra ou contratação de serviços dos consumidores pelos meios de comunicação. “É basicamente colocar o cliente no centro de tudo e trabalhar cada canal com sua especificidade, mas de forma sinérgica, integrando todo o processo”, afirma Carlos.
Esse alinhamento de conteúdos entre os canais de contato de uma marca com seu público-alvo, seja por e-mail marketing, redes sociais, suporte online e presencial, entre outros, permitiu que as organizações entendessem como é possível oferecer um atendimento dinâmico e exclusivo e, dessa forma, fidelizar clientes. O professor ainda conta que “o omnichannel é algo que veio para revolucionar o modelo de relação entre as marcas e seus consumidores, e isso gera valor, branding e resultado”.
Case de sucesso
Cada vez mais empreendedores têm utilizado essa estratégia para se diferenciarem no mercado e construírem um relacionamento de qualidade com seus stakeholders. Um grande exemplo é o do varejista Magalu, que sob o comando do CEO, Frederico Trajano, registrou alta de 103% nas vendas totais e crescimento de 204% no e-commerce, nos últimos dois anos. Outro número expressivo é o lucro líquido de R$ 143,5 milhões apenas nos três primeiros meses de 2021.
Segundo Carlos Costa, essa evolução da rede se dá por diversos fatores, entre eles, o investimento em pessoas, tecnologia, estratégia de marketing, humanização de marca (com a Lu do Magalu), branding e o fato de conseguirem unir tudo muito bem. “Realmente, o Magazine Luiza respira omnichannel, e isso faz com que ele desponte nos resultados”, defende.
A expectativa para o mercado digital em 2022, segundo o especialista, é continuar crescendo. Para ele, é possível ver a evolução ano após ano, com gráficos de utilização de internet, redes sociais e usuários ativos, sendo um caminho muito promissor para quem investir.
5º Painel Cooperativismo Financeiro
O case de sucesso do Magalu será abordado pelo CEO da empresa, Frederico Trajano, no 5º Painel Cooperativismo Financeirodo Sicoob Engecred, que tem como tema ‘Empreendedorismo e Inovação: soluções criativas para acompanhar os novos modelos de negócios’.
A palestra, que certamente vai inspirar os participantes, será mediada pelo ex-CEO da Elektro, fundador da Thutor e autor do best-seller ‘Felicidade dá Lucro’, Márcio Fernandes. O evento, online e gratuito, será realizado nesta quarta-feira (1º), às 17 horas, no canal do Sicoob Engecred no YouTube.
Publicado no Goiânia Empresas em 30 de novembro de 2021.