Consumidores terão a portabilidade de dados bancários, o que vai gerar inovação e concorrência no mercado financeiro

O mercado financeiro nacional está prestes a passar por mais uma inovação tecnológica que promete revolucionar a maneira com que os consumidores se relacionam com as instituições financeiras. No dia 30 de novembro, começa no país a primeira fase de implementação do Open Banking (‘banco aberto’, em tradução literal). A plataforma vai permitir o compartilhamento de dados dos clientes, com prévia autorização, por meio da abertura e integração dos sistemas utilizados pelos bancos, fintechs e cooperativas financeiras, o que vai tornar possível a portabilidade de dados financeiros e a criação de soluções personalizadas.  

O conceito de Open Banking parte da premissa de que os dados bancários pertencem ao consumidor e não apenas às instituições financeiras. Com a abertura das informações, os clientes poderão escolher quais dados compartilhar e com quem. Neste cenário, o sistema gera disrupção no setor financeiro, incentiva a inovação e amplia a concorrência.

Com o Open Banking, as instituições financeiras vão passar a usar uma camada de tecnologia padrão para tornar possível a portabilidade de dados financeiros. Essa tecnologia possibilita a liberação de APIs, que são Interfaces de Programação de Aplicativos. Ou seja, deixá-las abertas vai permitir que bancos, fintechs e cooperativas criem novos produtos e serviços financeiros, aproveitando o histórico com bases em informações já existentes.

Preparação
O Sicoob Engecred está preparado para mais essa inovação do mercado financeiro brasileiro. Pioneiro em soluções digitais, o Sistema Sicoob já possui a plataforma de Open Banking, na qual disponibiliza a desenvolvedores diversas de suas APIs Financeiras, que podem ajudar na criação de soluções inéditas e melhorar a vida dos cooperados.  Entre as APIs já disponibilizadas pelo Sistema aos desenvolvedores estão as de conta corrente, investimentos e poupança. Assim, os cooperados terão novos canais de acesso aos produtos e serviços a partir de soluções desenvolvidas por esses parceiros.

As APIs são monitoradas e auditadas pela plataforma proprietária do Sistema Sicoob e toda comunicação entre os dispositivos de clientes e os servidores é feita com criptografia de ponta a ponta, com algoritmos de última geração. Diretor-presidente do Sicoob Engecred, Fabrício Modesto Cesar explica que, mesmo no caso das APIs abertas, é possível garantir a segurança de dados. Segundo ele, toda implantação de processos deve ser feita com muita atenção e rigor para evitar erro das informações compartilhadas. Além disso, Fabrício lembra que é o consumidor quem vai decidir o que compartilhar ou não, dentro de um ambiente seguro.

LGPD
Na regulamentação de Open Banking, as medidas seguem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Alguns países também já vêm adotando o conceito de forma ampla e servem de parâmetro para o Brasil, como é o caso da Inglaterra. Uma vez autorizado pelo cliente, o modelo deve permitir o compartilhamento de dados relacionados aos produtos e serviços oferecidos pelas instituições participantes, informações cadastrais, serviços de pagamento e dados transacionais, como contas de depósito e operações de crédito.

Acreditamos em cooperação para oferecer o melhor aos nossos cooperados e suas comunidades. Por isso, vemos o Open Banking como algo positivo. A adoção do modelo possibilitará gerar ofertas personalizadas e a criação de novos produtos e serviços. Especialmente para as cooperativas financeiras, o Open Banking abrirá também oportunidades de realização de análises de crédito mais ágeis, a partir do aproveitamento do histórico. Além disso, o sistema deverá permitir a redução de juros e a inclusão de mais pessoas no universo financeiro”, afirma o diretor-presidente do Sicoob Engecred.


Sobre o Sicoob Engecred

No mercado há 19 anos, o Sicoob Engecred é uma instituição financeira com cooperados em todo o território nacional. Ligada à Central Sicoob Uni, a cooperativa soma mais de R$ 1 bilhão em ativos totais e 12 mil associados, figurando entre as 20 maiores cooperativas do Sistema Sicoob.


Informações à imprensa

Maria Thereza Viana – (62) 98551-1801
Assessora de comunicação do Sicoob Engecred

Sirlene Milhomem – (62) 98176-0297
Oficina de Comunicação