Avaliação foi feita pelo consultor e empresário Márcio Fernandes, durante a segunda edição do projeto Lives Sicoob Engecred
Cooperativismo e empreendedorismo são caminhos para ajudar a superar a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19. A opinião é do escritor e consultor Márcio Fernandes, que participou, na manhã de quinta-feira (4/6), da segunda edição do projeto Lives Sicoob Engecred. “Temos um caminho grande pela frente ainda. Mas será por meio do cooperativismo e da liderança das pessoas que empreendem no País que vamos levantar o bico do avião”, afirmou.
Durante pouco mais de uma hora, com transmissão ao vivo pelo Instagram e no canal do Sicoob Engecred no Youtube, Márcio Fernandes falou sobre o tema “Novo contexto e novas oportunidades: a retomada pós-crise”. A Live contou com a participação do conselheiro do Sicoob Engecred André Luiz Lins Rocha, que também é presidente do Fórum Nacional Sucroenergético e da Sifaeg, vice-presidente da Fieg, diretor da Acieg e coordenador do Lide (Líderes Empresariais) em Goiás, e também do diretor presidente da instituição financeira cooperativa, Fabrício Modesto Cesar.
“É preciso criar um novo valor. É um momento de estender a mão. Será necessário ter uma conexão aberta com as pessoas, com diálogos transparentes. É deixar a sua equipe buscar o protagonismo, ouvir o cliente com atenção. Esses são valores pertinentes ao cooperativismo e que vão fazer a diferença neste momento”, afirmou Márcio Fernandes.
O escritor e empresário comentou que essa filosofia de gestão vai garantir a perenidade do negócio. “Você terá um lucro maior que o financeiro, pois garantirá a perenidade. Empreendimento que se materializa dessa forma é necessário, útil e faz diferença na sociedade. Você acredita, pratica, melhora e compartilha. Os resultados financeiros mudam, o ânimo da equipe muda, muda também como o cliente me vê, me percebe. Esse patrimônio deixa de ser intangível e passa a ser tangível”, analisa.
Fabrício Modesto Cesar lembrou que o sistema cooperativista de crédito é empreendedor por natureza, pois foi assim que as instituições nasceram. “O Sicoob Engecred foi criado 19 anos atrás com o propósito de fazer justiça financeira e gerar prosperidade aos cooperados”, revela. O gestor também disse que a cooperativa adotou uma série de medidas para apoiar empresas e pessoas físicas associadas durante a crise.
“Sempre buscamos entregar ao nosso cooperado o melhor. Estudamos as empresas caso a caso para oferecermos empréstimos mais adequados e com taxas justas, renegociamos valores e até prorrogamos as parcelas dos empréstimos por 90 dias, desde abril. Também liberamos limites de crédito pré-aprovados para pessoas físicas. Além disso, buscamos olhar para a comunidade para melhor entender como podemos ajudar. Realizamos ações sociais para apoiar as pessoas mais vulneráveis neste momento”, emendou.
André Luiz Lins Rocha aconselhou que as pessoas seguissem adiante e buscassem se aliar a quem pode oferecer ajuda. “O momento é ruim, de dificuldade, mas não podemos parar. Precisamos tentar buscar soluções, sem medo de errar, porque só de não tentar já estamos errando. A melhor maneira de aprendermos é com os erros dos outros. Precisamos entender o que outros fizeram, que não deu certo e tentar fazer diferente. Apoie sua cooperativa, se preocupe com seu amigo, com a empresa amiga e com seu parceiro de negócios”, conclamou.
O projeto Lives Sicoob Engecred será realizado periodicamente, sempre com um ou mais convidados na plataforma online para debater assuntos de interesse dos cooperados e das comunidades em que a instituição financeira cooperativa atua.
Informações à imprensa:
Warlem Sabino (62) 99646-9037
Sirlene Milhomem (62) 98176-0297